METODOLOGÍA PARA O DESENVOLVIMENTO DE
HABILIDADES TEORICAS E PRATICAS. FORMAÇÃO DE
PROFESSORES NO ESTADO DO TOCANTINS
José Ramiro Lamadrid; Marón
Rutilene Cerqueira da Luz
O trabalho em questão objetiva estruturar e ou re-estruturar o processo de
ensino-aprendizagem das aulas de campo, e das aulas práticas na disciplina Geografia
de 5ª a 8ª série.
A metodologia proposta - de cunho teórico e prático- abrange duas escolas
estaduais selecionadas na cidade de Porto Nacional nas quais se aplicou a presente
pesquisa desde agosto de 2002.
No período inicial foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo junto às
escolas, ao IBGE e a Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura Municipal de
Porto Nacional, procurando diagnosticar os conteúdos e os métodos do ensinoaprendizagem
das disciplinas envolvidas para tentar novas propostas metodológicas e
dinamizadoras. Foram realizadas entrevistas com as Coordenadoras Pedagógicas e
Professores de Geografia. Ditou-se um mini-curso da metodologia propostas para os
professores e bolsistas envolvidos.
Para baixar o trabalho integralmente: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/27.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário