Total de visualizações de página

domingo, 4 de outubro de 2015

Exercício de Leitura e Interpretação de Mapa Temático





Exercício de Leitura e Interpretação de Mapa Temático. Geologia do Rio Grande do Norte
                                           Prof. Lucivânio Jatobá- UFPE/Recife-Brasil
                                           ( E-mail: lucivaniojatoba@uol.com.br )

INTRODUÇÃO

                Este exercício simples de leitura e interpretação de mapa geológico refere-se à Quadrícula 074, Folha Caicó.   Trata-se de uma área estabelecida em terrenos cristalinos do Pré-Cambriano da Província Estrutural Borborema ( Figura 1).






         A  Província Borborema localiza-se no Nordeste Oriental e evoluiu do Neoproterozóico até o Cambriano. Nela estão presentes estruturas dobradas, falhadas e uma grande riqueza de manifestações magmáticas intrusivas, sobretudo granitos.
1-      Objetivos Específicos
Ao término da atividade, espera-se  que o aluno de Licenciatura em Geografia   esteja apto para:
- identificar os principais aspectos geológicos contidos na Quadrícula em apreço, a partir do exame dos dados contidos na Legenda do Mapa.
-localizar estruturas do tipo : sinclinal, anticlinal e falha.
-correlacionar a rede de drenagem com a estrutura geológica.
-  correlacionar o mapa geológico com as modernas imagens do Google Earth, interpretando-as.
- fazer uma transposição didática do assunto.

2- Breve revisão teórica
 
               Na Quadrícula a ser lida e interpretada  são vistas as seguintes estruturas: anticlinais, sinclinais, falhas d rejeito direcional e vertical, além da litomassa , representada por terrenos pré-cambrianos, do tipo: xisto, quartzito,gnaisse, calcário cristalino, anfibolito, itabirito, gnaisse e granito.
               A   área situa-se ao sul do Rio Grande do Norte e parte do Estado da Paraíba. Do ponto de vista litoestratigráfico, encontra-se no Complexo Gnássico- Migmatítico, onde predominam gnaisses,  migmatitos [1], granodioritos e granitos, além de rochas xistosas.
3-      Questões
Encaminhamento: Forme um grupo com no máximo 3 componentes.  Escolha um redator que irá sintetizar, num texto, as discussões e as respostas.  Depois, o relator irá apresentar as diversas respostas para o restante da turma.
a)      Apresente definições e ilustrações didáticas ( desenhos) para: sinclinal, eixo de sinclinal, anticlinal,  eixo de anticlinal, falha geológica, falha provável ou inferida.
b)      O que são quartzitos e xistos? Onde eles estão presentes na Quadrícula? E os granitos?
c)       Que diferenças existem entre um granito e um gnaisse?
d)      Existe na Quadrícula alguma evidência do controle tectônico sobre a rede de drenagem? Onde?  Por que o grupo  respondeu positivamente?
e)      Considere a relação entre rede de drenagem, mergulho e direção das camadas. Identifique, assim, rios ou riachos que são consequentes, obsequentes e subsequentes ( coloque neles as letras C, O e S, respectivamente).
f)       Localize na Quadrícula a Fazenda Solidão. Nela existe uma expressiva área granítica que deve estar  mais elevada, topograficamente e uma anticlinal de eixo com direção Nordeste – Sudoeste. Explique geomorfologicamente essa situação. Faça o mesmo com relação à situação geológica da área adjacente à Fazenda Umburana.
g)      Observe atentamente a Figura  2, que corresponde a uma imagem da moderna cartografia , extraída do Google Earth, e que visualizará a seguir.



[1] Migmatito: (do grego migma-mistura, significando, literalmente, rocha mista) Rocha metamórfica, heterogênea numa escala meso a megascópica, que consiste de porções claras e escuras, sendo que as porções claras apresentam um aspecto ígneo e as porções escuras exibem feições metamórficas, como bandamento, alinhamento mineral, foliação e dobras. É intermpretado como uma rocha em estágio de fusão, onde feições ígneas e metamórficas coexistem em diversos graus. Por serem rochas transicionais entre as duas classes, os migmatitos podem se apresentar com uma gama variada de feições, havendo alguns onde predominam as feições metamórficas e outros onde predominam as feições ígneas. (Fonte:http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Migmatito)




Nenhum comentário:

Postar um comentário