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sábado, 3 de outubro de 2015

ABORDAGEM DO TEMA DESERTIFICAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

ABORDAGEM DO TEMA DESERTIFICAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
(Marlene Maria da Silva Universidade Federal de Pernambuco Jorge Adriano M. Novaes Universidade Federal de Pernambuco Ruy de A. Parahyba Junior Universidade Federal de Pernambuco)

Diante da atual crise ambiental, o acesso à informação é indispensável para a prática de uma Educação Ambiental que busque a sensibilização da sociedade e as mudanças de atitudes necessárias para a resolução dos problemas ambientais. Na Educação formal, o papel do livro didático como fonte de informação é fundamental para a consolidação da aprendizagem, sendo ferramenta para o professor desenvolver conteúdos programáticos, já que determinados conceitos não podem ser construídos "in loco" devido às dificuldades de acesso. Em relação à Educação Ambiental fora da região semi‐árida, o desenvolvimento do conceito desertificação acaba dependendo das informações contidas no livro didático. Sendo assim, é importante analisar a abordagem conceitual presente nas disciplinas Geografia e Biologia no Ensino Médio, visando à eficácia da atividade do educador e conduzindo os educandos a uma reflexão sobre a problemática da desertificação e a necessidade de preservação da Caatinga. Os objetivos desta pesquisa são: analisar a abordagem do conceito desertificação nos livros didáticos de Geografia e Biologia no Ensino Médio e apontar a contribuição que essas disciplinas podem oferecer para a sua abordagem.

Palavras‐chave: Livro didático. Desertificação. Educação Ambiental.  

Para baixar: http://www.okara.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/9010/4726




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