ABORDAGEM DO TEMA DESERTIFICAÇÃO NOS
LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E
BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
(Marlene Maria da Silva
Universidade Federal de Pernambuco
Jorge Adriano M. Novaes
Universidade Federal de Pernambuco
Ruy de A. Parahyba Junior
Universidade Federal de Pernambuco)
Diante da atual crise ambiental, o acesso à informação é indispensável para a
prática de uma Educação Ambiental que busque a sensibilização da sociedade e as
mudanças de atitudes necessárias para a resolução dos problemas ambientais. Na
Educação formal, o papel do livro didático como fonte de informação é
fundamental para a consolidação da aprendizagem, sendo ferramenta para o
professor desenvolver conteúdos programáticos, já que determinados conceitos
não podem ser construídos "in loco" devido às dificuldades de acesso. Em relação
à Educação Ambiental fora da região semi‐árida, o desenvolvimento do conceito
desertificação acaba dependendo das informações contidas no livro didático.
Sendo assim, é importante analisar a abordagem conceitual presente nas
disciplinas Geografia e Biologia no Ensino Médio, visando à eficácia da atividade
do educador e conduzindo os educandos a uma reflexão sobre a problemática da
desertificação e a necessidade de preservação da Caatinga. Os objetivos desta
pesquisa são: analisar a abordagem do conceito desertificação nos livros didáticos
de Geografia e Biologia no Ensino Médio e apontar a contribuição que essas
disciplinas podem oferecer para a sua abordagem.
Palavras‐chave: Livro didático. Desertificação. Educação Ambiental.
Para baixar: http://www.okara.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/9010/4726
Nenhum comentário:
Postar um comentário