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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES

EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES
Nathália Rodrigues da Silva LIMA6
emi@yahoo,com.br
Cleide AmorimLEITE7
alcleide@yahoo.com.br


RESUMO
Este artigo enfoca o trabalho realizado no município de Olinda com práticas direcionadas aos estudos e pesquisas de Educação Ambiental na Mata do Passarinho e no Centro de Educação Ambiental do Município. O trabalho voltado par vivência de educação ambiental em comunidades, para transformar pequenos cidadãos em futuros agentes sociais, na busca por melhor qualidade de vida. A Educação Ambiental representa um instrumento essencial para asuperação dos atuais impasses sociais. Arelação entre meio ambiente e educação, assume, um papelcada vez mais desafiador.Nesse sentido, a Educação Ambiental deve buscar, acima de tudo, respeito mútuo,solidariedade, a igualdade, utilizando-se de formasdemocráticas de atuação, baseadas em práticas dialógicas.. É importante considerar a reflexão sobre a prática, referindo-me a relação teoria/prática, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá.O papel da Educação Ambiental é contribuir para que as pessoas compreendam o problema e se engajem em projetos práticos e cotidianos. A educação ambiental está relacionada a um projeto mais amplo de educação para a cidadania. Este tipo de educação visa que o ser humano reveja seus pensamentos e comportamentos diante dos seus modos de consumo, estimulando a reflexão sobre os valores individuais e coletivos. Para que surja uma nova cultura são algumas transformações profundas nas relações da sociedade com a natureza.
Palavras-chave : Educação ambiental. Comunidade. Desenvolvimento sustentável.
INTRODUÇÃO
A intenção deste trabalho é apresentar como vêm sendo processadas ações que se direcionamà atuação na Educação Ambiental e seu resultado em comunidades da cidade de Olinda – Pernambuco. Traz-se a visão de como esse tipo de ação é desenvolvida, bem como qual a noção do queé a educação ambiental, no dia a dia, bem como isso vem sendo trabalhado junto a população a que é direcionada.
6turismóloga Pós Graduanda em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável- FAFIRE / Recife-PE
7Pedagoga – UNICAP,Especialista em Educação Ambiental - UFRPE e Mestra em Educação - UFPB

A definição oficial de educação ambiental, adotada pelo Ministério do Meio Ambiente, é que:―é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros‖.
Entretanto, para alguns autores que estudam o assunto, a ideia defendida sobre a Educação Ambiental é de um instrumento de transformação social na busca de um mundo melhor, mais justocom qualidade de vida e justiça socioambiental. Desde a Constituição Federal em 1988, a Educação Ambiental passou a ser direito de todo cidadão brasileiro, conforme reza o art. 225, inciso VI, devendo ser promovido pelos sistemas de ensino no âmbito formal.
De acordo com o disposto na CF88, todos os alunos têm garantido o direito de receber conhecimentos nesta área e, consequentemente, a Educação Ambientalteve seu status elevado, pois se trata de um componenteessencial para a qualidade de vida ambiental.E, para que tal ocorra, são utilizadas determinadas práticas com a finalidade de despertar a consciência desta responsabilidade no público alvo junto ao qual se vem trabalhando.

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A partir da reflexão inicial, não se pode deixar de questionar: o que são práticas de Educação Ambiental? Este é um dos pontos mais importantes para se alavancar um projeto que leve ao despertar deuma comunidade sobre como se opera a sua participação na preservação de seu habitat, preservando-o pela conscientização dos valores a serem observados.
De acordo com a geógrafa Anna Christine Ferreira Kist (2010, p. 19) em sua defesa de Mestrado ―entende-se que a educação é um instrumento de transformação social e não apenas uma forma de sensibilização para promover a consciência ecológica‖,ela continua o seu raciocício, refletindo que:
A educação comprometida busca a compreensão da questão ambiental não apenas no ponto de vista ecológico. A questão ambiental não envolve apenas uma ―problemática ambiental,‖ ela assume proporções maiores, constituindo-se num ―conflito ambiental‖. Desta forma, a Educação Ambiental deve promover uma reflexão de todos os fatores envolvidos, buscando soluções concretas que garantam a capacidade de conciliar o uso sustentável dos recursos naturais com justiça ambiental e social.
Para tranformar tal raciocínio em ações e realidade palpáveis, deve-se utilizar práticas de educação ambiental que ataquem os nossos velhos hábitos e estilos de vida assentados na cultura do desperdício e no desrespeito para com a natureza. Tais práticas são representadas por intervenções pedagógicas que auxiliem a enxergar, com olhos mais críticos, os diferentes impactos
socioambientais presentes em nosso cotidiano e que implicam na perda da qualidade de vida de todos.
Para desenvolver a educação ambientalna comunidade e fomentar que uma mudança de fato ocorra, faz-se necessário realizar tal processo pedagógico de modo participativo e permanente. Educador e educando são atores, partícipes imprescindíveis deste processo de transformação de atitudes, num esforço conjunto em habitar um mundo melhor. Conhecendo o seu lugar, a sua terra, o seu espaço, aprendendo a respeitá-los fica bem mais fácil incultir nas populações a consciência de que a preservação não é uma fantasia, mas a única forma de se ter melhores condições de sobrevivência, através do respeito dedicado ao meio ambiente.

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESPAÇO BONSUCESSO DE ATIVIDADES

Em 1973, pelo Dec. de nº. 73.030, foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente,que tinha entre suas atribuições, promoveroesclarecimento e educação dopovo brasileiro nautilização dos recursos naturais visando à conservação do meio ambiente.
Com a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, por meio da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), manifestou-se a vontade de registrar essa dimensão pedagógica no Brasil, deixando claro em seu artigo 2º, inciso X, a grande importância de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação da comunidade, com o objetivo de torná-la apta a participar de forma ativa na defesa do meio ambiente, o que foi implantado em Olinda – Pernambuco.
Em Olinda-PE, o Centro de Educação Ambiental, está localizado no bairro de Bonsucesso, tendo sido reinaugurado em 5 de junho de 2007, disponibilizando ao público em geral, especialmente aos estudantes e professores, os seguintes espaços e atividades com a finalidade de os despertarem e incentivarem a preservar o meio ambiente :
• SALA DE CAPACITAÇÃOcom capacidade para 30 pessoas.
• SALA VERDE é uma biblioteca interativa sobre o Meio Ambiente, com livros,CDs, vídeos, cedidos pelo Ministério do Meio Ambiente, e outros já existentes em nossa diretoria, disponíveis para consulta.
• OFICINA DE PAPEL RECICLADO ensina como aproveitar o papel já usado, criando uma nova folha, e também a elaboração de artes com este papel.
• COMPOSTEIRA permite o visitante conhecer de perto toda a prática da reciclagem do lixo
orgânico, transformando-o em húmus.

RESERVA DE FLORESTA URBANA MATA DO PASSARINHO
A Mata do Passarinho está localizada no bairro de Caixa d Água, subúrbio da cidade de Olinda onde se encontra uma das últimas reservas urbanas de Mata Atlântica da cidade, a Mata do Passarinho. Área de Proteção Especialpela Lei Orgânica do Município. É aprimeira unidade de Conservação Municipal, desde 2002.
A Reserva possui 14 hectares de Mata Atlântica preservada, uma área equivalente a 20 campos de futebol de tamanho oficial, e fica na Bacia Hidrográfica do Rio Beberibe, bem próxima dos bairros do Alto da Bondade, Águas Compridas e dos Córregos dos Carneiros e do Abacaxi, todos em Olinda. Na Mata do Passarinho, podem ser encontradas algumas espécies pertencentes ao bioma mais rico em biodiversidade do Planeta, como o jacarandá, pau sangue, oiti, sucupira e visgueiro.Lá, existem ainda várias árvores frutíferas, flores, de todos os tamanhos e cores, animais, principalmente pássaros.A Reserva conta com três trilhas abertas na mata e um açude e dispõe de uma área destinada à prática educativa, responsável pelo atendimento às escolas e realização das atividades de educação ambiental.

ATIVIDADES  PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA MATA DO PASSARINHO
a. Visitação de escolas, grupos de comunidades, universidades sendo ministradas palestras sobre educação ambiental e visitas às trilhas.
b.Atividades do Projeto Amigos da Natureza, onde duas vezes por semana são recebidas crianças da comunidade na faixa etária de 6 a 14 anos, em tempo integral, para trabalhar práticas de educação ambiental.
As atividades incluem o trabalho com o calendário ecológico, artes com aproveitamento de materiais recicláveis, dança, teatro, música, tudo sobre a conservação e preservação do meio ambiente.
ASPECTOS LEGAIS DA CRIAÇÃO DA RESERVA URBANA MATA DO PASSARINHO
Importante ressaltar que, a princípio a Mata do Passarinho foi definida pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Lei 9.989/1987 comoReserva Ecológica da Região Metropolitana do Recife e enquadrada pela Lei Estadual 14.324/11 como Reserva de Floresta Urbana. Além deste enquadramento, é considerada pelo Código Florestal Área de Proteção Especial e pelo Plano Diretor de Olinda, como Zona Ambiental de Proteção Especial – ZPAE.

CONCLUSÃO
Várias experiências de êxito vêm acontecendo na Reserva de Floresta da Mata do Passarinho a partir do momento em que a comunidade se sentiu atendida pela Prefeitura de Olinda, como integrante das atividades lá promovidas. O conselho gestor da Matado Passarinho congrega técnicos responsáveis pelas áreas principais de atuação e parceiros para o atendimento dos objetivos da criação da reserva, que estão alcançando os fins propostos nos projetos que vêm sendo executados.
A Reserva de Floresta Urbana Mata do Passarinho e todas as suas atividades estão sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Olinda, recentemente criada. Para concluir, observa-se que na maioria das vezes a Educação Ambiental é trabalhada nas escolas somente em datas comemorativas, como o Dia da Árvore ou na Semana do Meio Ambiente. Em nosso entender, desta forma, a Educação Ambiental é descaracterizada, pois sua real contribuição está na constante construção do saber ambiental. Esta, sim, permite o respeito e a verdadeira participação daqueles que são submetidos e incentivados às atividades relativas aos conhecimentos na área, postura que deveria ser inserida e mantida multidisciplinarmente.

REFERÊNCIAS
AMBIENTE BRASIL. http://www.ambientebrasil.com.br. Acesso em 25 de maio de 2013.
BRASIL.Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação
Ambiental. Disponível em:
<http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteudo=967>
Acesso em 30 abr. 2013.
III Congresso Nacional de Educação Ambiental e o
V Encontro Nordestino de Biogeografia
79
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. São Paulo: Cadernos de Pesquisa nº
118, p. 189-205, mar./2003. 196 p.
MILLER, G. T. Jr. Ciência Ambiental. [Trad. AllTasks]. São Paulo: Thomson, 2007.
MEDINA, N. M; SANTOS, E. da C. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 13 p.
_________________________________ 

*Apresentado e publicado  no: III Congresso Nacional de Educação Ambiental e o V Encontro Nordestino de Biogeografia

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