Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2016

ONDA DE LESTE EM 30 DE MAIO DE 2016 NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, BRASIL

ONDA DE LESTE EM 30 DE MAIO DE 2016 NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, BRASIL
         ( Lucivãnio Jatobá)

         A onda de leste é um fenômeno meteorológico típico de áreas tropicais.  Trata-se de uma depressão barométrica que, no caso brasileiro, se origina sobre o oceano Atlântico, em áreas de baixas latitudes. Ela se desloca de leste para oeste.
         No Estado de Pernambuco, as ondas de leste, comuns no período de outono-inverno, avançam até a periferia oriental da zona fisiográfica como Agreste.
         
" As propagações para oeste dos Distúrbios Ondulatórios nos ventos de leste ou simplesmente, Ondas de Leste (OL), são a fonte para muitos ciclones tropicais. A maior parte das ondas no Atlântico e Caribe tem sua origem na África. Estas ondas são disparadas por pequenos vórtices que se deslocam com os alísios, algumas vezes por longas distâncias. Thorncroft e Hodges (2001) usaram a técnica de rastreamento automático para identificar as estruturas coerentes de vorticidade sobre o Oeste da África e  Atlântico Tropical. Estes estudos indicaram que existem duas regiões de fontes dominantes, a primeira está localizada próximo de 15°N (Oeste da África), onde apresenta um máximo de
densidade de trajetória. O segundo foi localizado ao norte de 15°N próximo ao Saara. No Hemisfério
Sul, as OL ocorrem no Pacífico e costa leste da América do Sul. Dependo da época do ano e da região destes distúrbios apresentam um determinado tamanho e intensidade. Em termos de características gerais, as OL são basicamente os sistemas de escala sinótica que apresentam considerável extensão latitudinal, cerca de 10 a 15 graus. Possuem um comprimento de onda de 1500 a 3000 km, e geralmente movem-se para oeste com velocidade entre 5 e 10 m.s-1. Podem ser identificadas nos níveis de 850, 700 e 600 hPa, as quais inclinam-se para leste com a altura."    ( CLIMATOLOGIA SAZONAL DAS ONDAS DE LESTE NO ATLÂNTICO TROPICALUSANDO A TÉCNICA DE TRACKING
José Guilherme Martins dos Santos1, Kellen Carla Lima
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Rod. Presidente Dutra, Km 39, 12630-000, Cachoeira Paulista, SP, Brasil.
1Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces) 


           Na madrugada  do dia 30 de maio de 2016, uma onda de leste, com desenvolvimento rápido, atingiu a Região Metropolitana do Recife, provocando precipitações que superaram, em poucas horas, 200mm!

           A imagem de satélite a seguir mostra a situação dessa Onda de Leste na manhã do dia 30 de maio de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário