UFPE- CURSO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DISCIPLINA- ANÁLISE
GEOMORFOLÓGICA
AUTOR: PROF- DR. LUCIVÂNIO JATOBÁ
2018
ATIVIDADE
PRÁTICA
INTERPRETAÇÃO DE BLOCOS DIAGRAMAS GEOMORFOLÓGICOS
INTRODUÇÃO
A utilização de blocos diagramas no
processo ensino-aprendizagem de Geomorfologia se constitui numa atividade
relevante. Permite a visualização em 3D
de diversos aspectos da compartimentação do relevo, trais como as diferenças
litológicas, a ocorrência e representação de falhas, flexuras, fraturas, além
das feições de relevo existentes numa
determinada área, mesmo que seja hipotética.
Esta atividade prática tem por base
um bloco-diagrama, extraído da internet,
e que é bastante conhecido nos mecanismo os de busca. Trata-se de uma área situada num domínio
morfoclimático quente e úmido , na qual se salientam as diferenças litológicas,
a presença de falhas e fraturas, além de marcas de processos erosivos.
A tarefa deverá ser realizada em
grupo com no máximo quatro
componentes. São apresentadas diversas
questões que deverão ser discutidas pelos componentes do grupo. Em seguida, um
redator deverá fazer uma síntese das discussões e em seguida apresenta-la para
os demais componentes da turma.
QUESTÕES
Observem, atentamente, o
bloco-diagrama a seguir e depois
procurem, em grupo, discutir as seguintes questões:
a) Façam uma descrição geral da paisagem . Nessa parte
procure identificar se a
paisagem é homogênea ou heterogênea, no tocante, à litomassa. Faça uma breve
caracterização do relevo e o tipo de litologia que compõe a paisagem.
b) Identifiquem
os principais elementos do relevo ( formas topográficas)
c) Descrevam os processos erosivos e
deposicionais. Que relações existem com o clima?
d) Analisem , se for o caso, as influências
estruturais sobre o relevo.
e) Há alguma influência da estrutura geológica
sobre a rede de drenagem? Justifiquem a resposta.
f) O que são alteritas?
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