Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018



FICHA DE TRABALHO DE CAMPO
Dr. Lucivanio Jatobá
Dra. Alineaurea  Florentino Silva 


GENERALIDADES

       Este texto refere-se às orientações gerais relativas ao preenchimento de uma Ficha de Trabalho de Campo a ser realizado na disciplina Análise Geomorfológica. Esse trabalho de campo foi estruturado com a finalidade de fazer uma inter-relação entre duas geociências complementares, a pedologia e a geomorfologia.
O trabalho de campo é o uma atividade de fundamental importância para a análise geomorfológica das paisagens. A Geomorfologia, geociência que trata da gênese e evolução dos compartimentos e feições de relevo, utiliza o trabalho de campo sobretudo para estudar a espacialização dos fatos geomorfológicos que envolvem as interferências dos fatores tectônicos, erosivos, litológicos e até antrópicos, na compartimentação do relevo terrestre.  Permite, portanto, compreender os diferentes aspectos das paisagens naturais e antropizadas. Por outro lado, a Pedologia se volta para as formações superficiais, especificamente os solos, que revestem as rochas inalteradas. A geomorfologia e a pedologia são ciências geográficas, necessárias ao entendimento da dinâmica das paisagens.
       Conforme ressalta Ciocari (2013: p. 14), O trabalho de campo pode ser definido pela observação de fatos e fenômenos concretos, que recorre à ideia de primeira e segunda natureza, assim como a coleta de dados referentes aos mesmos, que enfatiza a análise e a interpretação, tendo como base uma fundamentação teórica que leve a compreender e explicar o objeto de estudo.
       Diversos aspectos observados durante a excursão (trabalho de campo) devem ser colocados na Ficha em pauta. Vejamos:
a)      Zonas fisiográficas. Na regionalização do Estado de Pernambuco, foram delimitadas e mapeadas as seguintes Zonas ou Regiões Fisiográficas: Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão.  Os aspectos bioclimáticos tiveram um papel destacado nesse zoneamento. Assim, o estudante, ao preencher a Ficha de Trabalho de Campo deve ressaltar sempre em que zona fisiográfica foram realizadas as paradas ou apresentadas explicações pelo professor, durante exposição oral dentro do ônibus.
b)       A litologia ou litomassa. Entende-se por litologia ou litomassa o conjunto de rochas e minerais existentes numa determinada área da epigeoesfera, sobre a qual se realizou o trabalho de campo. De acordo com os aspectos genéticos, as rochas se subdividem em: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. O tipo de rocha dominante numa parada realizada ou ao longo de um determinado trecho do roteiro da excursão deverá ser assinalado. Trata-se de uma rocha granítica, de um gnaisse, de um pacote de arenitos?
c)      Os aspectos paleoclimáticos. Os paleoclimas são climas pretéritos, que não mais se observam, mas as marcas deixadas por eles permanecem, muitas vezes, nas paisagens. Eles podem ser denunciados pelas feições de relevo (paleoformas) e por depósitos correlativos (o Grupo Barreiras é um exemplo).
d)     A meteorização ou intemperismo. As rochas quando afloram são submetidas às ações das condições climáticas e biológicas. É gerado um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que englobam o que se conhece como Meteorização ou Intemperismo.  Meteorização e clima estabelecem um binômico inseparável. É preciso que se conheçam no campo os indícios do intemperismo químico (típico de clima úmido e quente) e do intemperismo físico ou mecânico (climas secos).
e)      Os solos. O solo é um material heterogêneo que recobre a superfície terrestre, resultante de processos físicos, químicos, biológicos que reunidos compõe o que se conhece como intemperismo. A formação dos solos depende fundamentalmente de cinco fatores principais (clima, relevo, material de origem, organismos e tempo), que atuam simultaneamente e de forma variada sobre a litomassa. O reflexo da atuação dos fatores de formação dos solos em diversas paisagens resulta nos mais diferentes tipos de solos, classificados e nomeados de acordo com características visíveis no perfil do mesmo e complementadas em análises laboratoriais. No trabalho de campo o aluno deverá prestar bastante atenção nos cortes de estrada. Nestes cortes será possível identificar: textura, estrutura, cor do solo, profundidade, presença de raízes, horizontes e material de origem.
f)       As influências estruturais. A estrutura geológica exerce uma influência forte na compartimentação do relevo terrestre, numa escala que vai do micro ao macro. Entre os principais aspectos estruturais que devem ser observados no trabalho de campo estão: as fraturas, as falhas, as dobras, os arqueamentos, a disposição das rochas, as diferenças litológicas (se influenciam na definição de tipos específicos de relevo), etc. As evidências das influências da estrutura geológica  devem ser anotadas na Ficha.
g)      Os domínios morfoclimáticos. O geógrafo Aziz Nacib AB’SÁBER (2007) estudou e mapeou os principais domínios morfoclimáticos do Brasil. Esses domínios, que estão muito bem descritos e analisados no livro do mencionado autor “Os domínios da natureza no Brasil- potencialidades paisagísticas”, serão apontados na Ficha, mas sempre com uma breve interpretação do aluno.
h)      A descrição do modelado. A  descrição do modelado é uma das atividades da pesquisa geomorfológica. A Geomorfologia descreve e analisa os compartimentos de relevo. É, portanto, indispensável no trabalho de campo. Que aspectos devem ser ressaltados nesta parte? O tipo de perfil da vertente (côncavo? convexo? retilíneo? misto?), as feições dominantes (colinas? pediplanos, pedimentos, inselbergues, terraços fluviais? terraços marinhos, etc), a bacia hidrográfica onde a área se localiza. A explicação correta para o perfil das  vertentes  é indispensável. Esse perfil indica paleoclima? Tem interferência de falhas ou dobras?
i)        Os problemas ambientais. A análise geomorfológica não deve relegar os problemas ambientais que são observados ao longo do trabalho de campo. Entre os principais problemas ambientais comumente visualizados estão: poluição dos recursos hídricos, utilização de agrotóxicos,  erosão das encostas, lixo a céu aberto etc.
j)        O Esboço de paisagem. Mesmo com a utilização frequente de aparelhos celulares como máquina fotográfica, é interessante que o observador faça um esboço a lápis, num papel branco, da paisagem observado. Nesse esboço devem ser indicadas, com setas, as formas de relevo (morfoesculturas e/ou morfoestruturas) ou outras observações importantes.
      
Bibliografia básica

1. AB’SÁBER, A. N.  Os Domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
2. CIOCCARI, C.C. ENSINO DE GEOGRAFIA E O TRABALHO DE CAMPO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O ESPAÇO URBANO E RURAL EM JÚLIO DE CASTILHOS, RS. Dissertação (Mestrado) UFSM, Centro de Ciências Naturais e Exatas, 2013.
3. GUERRA, A.T. Dicionário Geológico-Geomorfológico. Rio de Janeiro:  IBGE, 1972.
4. JATOBÁ, L.; LINS, R.C. Introdução à Geomorfologia. 4ª edição  Recife: Bagaço, 2003.
5. VIEIRA, L.S. Manual da Ciência do Solo. São Paulo: Editora Agronômica Ceres. S/D.
      






UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CURSO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
DISCIPLINA: ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA
PROF. DR. LUCIVÂNIO JATOBÁ
DRA. ALINEAUREA FLORENTINO SILVA

FICHA DE TRABALHO DE CAMPO


Nome do(a) aluno(a): _____________________________________________________________
Trabalho de campo realizado em (data) ____________________________
N° da parada______   Localização___________________________________________________________

1- Em que zona fisiográfica do Estado está situada a área investigada? _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

2- Qual o tipo de rocha dominante na área? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Há alguma evidência paleoclimática na área?  Qual (is) ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual o tipo de meteorização dominante na área?  Que solos predominam?  Têm relações com o clima  da área?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________


5- Há  evidências de influências estruturais sobre o relevo da área? Qual (is) ?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6- A área investigada está situada em que domínio morfoclimático, segundo a classificação de Aziz Nacib Ab’Sáber?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Faça uma descrição do modelado da área:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8- Qual o tipo dominante de vertente observada na área?  Qual a explicação para esse fato?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Há problemas ambientais na área? (   )   sim     (  ) não      Quais: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



10- Faça um desenho correspondente ao relevo observado na parada.  Identifique nessa paisagem geomorfológica as possíveis morfoesculturas e /ou morfoestruturas existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário