FICHA DE
TRABALHO DE CAMPO
Dr. Lucivanio
Jatobá
Dra. Alineaurea Florentino Silva
GENERALIDADES
Este
texto refere-se às orientações gerais relativas ao preenchimento de uma Ficha de
Trabalho de Campo a ser realizado na disciplina Análise Geomorfológica. Esse
trabalho de campo foi estruturado com a finalidade de fazer uma inter-relação
entre duas geociências complementares, a pedologia e a geomorfologia.
O trabalho de campo é o uma atividade de
fundamental importância para a análise geomorfológica das paisagens. A Geomorfologia,
geociência que trata da gênese e evolução dos compartimentos e feições de
relevo, utiliza o trabalho de campo sobretudo para estudar a espacialização dos
fatos geomorfológicos que envolvem as interferências dos fatores tectônicos,
erosivos, litológicos e até antrópicos, na compartimentação do relevo
terrestre. Permite, portanto,
compreender os diferentes aspectos das paisagens naturais e antropizadas. Por outro
lado, a Pedologia se volta para as formações superficiais, especificamente os
solos, que revestem as rochas inalteradas. A geomorfologia e a pedologia são
ciências geográficas, necessárias ao entendimento da dinâmica das paisagens.
Conforme
ressalta Ciocari (2013: p. 14), O
trabalho de campo pode ser definido pela observação de fatos e fenômenos
concretos, que recorre à ideia de primeira e segunda natureza, assim como a
coleta de dados referentes aos mesmos, que enfatiza a análise e a
interpretação, tendo como base uma fundamentação teórica que leve a compreender
e explicar o objeto de estudo.
Diversos aspectos observados durante a
excursão (trabalho de campo) devem ser colocados na Ficha em pauta. Vejamos:
a)
Zonas fisiográficas. Na regionalização do Estado de Pernambuco, foram delimitadas e mapeadas
as seguintes Zonas ou Regiões Fisiográficas: Litoral, Zona da Mata, Agreste e
Sertão. Os aspectos bioclimáticos
tiveram um papel destacado nesse zoneamento. Assim, o estudante, ao preencher a
Ficha de Trabalho de Campo deve ressaltar sempre em que zona fisiográfica foram
realizadas as paradas ou apresentadas explicações pelo professor, durante
exposição oral dentro do ônibus.
b)
A litologia ou
litomassa. Entende-se por litologia
ou litomassa o conjunto de rochas e minerais existentes numa determinada área
da epigeoesfera, sobre a qual se realizou o trabalho de campo. De acordo com os
aspectos genéticos, as rochas se subdividem em: ígneas ou magmáticas,
sedimentares e metamórficas. O tipo de rocha dominante numa parada realizada ou
ao longo de um determinado trecho do roteiro da excursão deverá ser assinalado.
Trata-se de uma rocha granítica, de um gnaisse, de um pacote de arenitos?
c)
Os aspectos paleoclimáticos. Os paleoclimas são climas pretéritos, que não mais
se observam, mas as marcas deixadas por eles permanecem, muitas vezes, nas
paisagens. Eles podem ser denunciados pelas feições de relevo (paleoformas) e
por depósitos correlativos (o Grupo Barreiras é um exemplo).
d)
A meteorização ou intemperismo. As rochas quando afloram são submetidas às ações das
condições climáticas e biológicas. É gerado um conjunto de processos físicos,
químicos e biológicos que englobam o que se conhece como Meteorização ou
Intemperismo. Meteorização e clima
estabelecem um binômico inseparável. É preciso que se conheçam no campo os
indícios do intemperismo químico (típico de clima úmido e quente) e do intemperismo
físico ou mecânico (climas secos).
e)
Os solos. O
solo é um material heterogêneo que recobre a superfície terrestre, resultante
de processos físicos, químicos, biológicos que reunidos compõe o que se conhece
como intemperismo. A formação dos solos depende fundamentalmente de cinco fatores
principais (clima, relevo, material de origem, organismos e tempo), que atuam
simultaneamente e de forma variada sobre a litomassa. O reflexo da atuação dos
fatores de formação dos solos em diversas paisagens resulta nos mais diferentes
tipos de solos, classificados e nomeados de acordo com características visíveis
no perfil do mesmo e complementadas em análises laboratoriais. No trabalho de campo
o aluno deverá prestar bastante atenção nos cortes de estrada. Nestes cortes
será possível identificar: textura, estrutura, cor do solo, profundidade,
presença de raízes, horizontes e material de origem.
f)
As influências estruturais. A estrutura geológica exerce uma influência forte na
compartimentação do relevo terrestre, numa escala que vai do micro ao macro. Entre
os principais aspectos estruturais que devem ser observados no trabalho de
campo estão: as fraturas, as falhas, as dobras, os arqueamentos, a disposição
das rochas, as diferenças litológicas (se influenciam na definição de tipos
específicos de relevo), etc. As evidências das influências da estrutura
geológica devem ser anotadas na Ficha.
g)
Os domínios morfoclimáticos. O geógrafo Aziz Nacib AB’SÁBER (2007) estudou e
mapeou os principais domínios morfoclimáticos do Brasil. Esses domínios, que
estão muito bem descritos e analisados no livro do mencionado autor “Os domínios da natureza no Brasil-
potencialidades paisagísticas”, serão apontados na Ficha, mas sempre com uma
breve interpretação do aluno.
h)
A descrição do modelado. A descrição
do modelado é uma das atividades da pesquisa geomorfológica. A Geomorfologia
descreve e analisa os compartimentos de relevo. É, portanto, indispensável no
trabalho de campo. Que aspectos devem ser ressaltados nesta parte? O tipo de
perfil da vertente (côncavo? convexo? retilíneo? misto?), as feições dominantes
(colinas? pediplanos, pedimentos, inselbergues, terraços fluviais? terraços marinhos,
etc), a bacia hidrográfica onde a área se localiza. A explicação correta para o
perfil das vertentes é indispensável. Esse perfil indica
paleoclima? Tem interferência de falhas ou dobras?
i)
Os problemas ambientais. A análise geomorfológica não deve relegar os
problemas ambientais que são observados ao longo do trabalho de campo. Entre os
principais problemas ambientais comumente visualizados estão: poluição dos
recursos hídricos, utilização de agrotóxicos,
erosão das encostas, lixo a céu aberto etc.
j)
O Esboço de paisagem. Mesmo com a utilização frequente de aparelhos celulares como máquina
fotográfica, é interessante que o observador faça um esboço a lápis, num papel
branco, da paisagem observado. Nesse esboço devem ser indicadas, com setas, as
formas de relevo (morfoesculturas e/ou morfoestruturas) ou outras
observações importantes.
Bibliografia
básica
1. AB’SÁBER, A. N.
Os Domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São
Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
2. CIOCCARI, C.C. ENSINO DE GEOGRAFIA E O TRABALHO DE
CAMPO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O ESPAÇO
URBANO E RURAL EM JÚLIO DE CASTILHOS, RS. Dissertação (Mestrado) UFSM, Centro
de Ciências Naturais e Exatas, 2013.
3. GUERRA, A.T. Dicionário Geológico-Geomorfológico.
Rio de Janeiro: IBGE, 1972.
4. JATOBÁ, L.; LINS, R.C. Introdução à Geomorfologia.
4ª edição Recife: Bagaço, 2003.
5. VIEIRA, L.S. Manual da Ciência do Solo. São Paulo:
Editora Agronômica Ceres. S/D.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PERNAMBUCO
CURSO DE CIÊNCIAS
AMBIENTAIS
DISCIPLINA: ANÁLISE
GEOMORFOLÓGICA
PROF. DR. LUCIVÂNIO
JATOBÁ
DRA. ALINEAUREA
FLORENTINO SILVA
FICHA DE TRABALHO DE CAMPO
Nome do(a) aluno(a): _____________________________________________________________
Trabalho de campo
realizado em (data) ____________________________
N° da parada______ Localização___________________________________________________________
1- Em que zona
fisiográfica do Estado está situada a área investigada?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
2- Qual o tipo de rocha dominante na
área? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Há alguma
evidência paleoclimática na área? Qual
(is) ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Qual o tipo de
meteorização dominante na área? Que
solos predominam? Têm relações com o
clima da área?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
5- Há evidências de influências estruturais sobre o
relevo da área? Qual (is) ?
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6- A área
investigada está situada em que domínio morfoclimático, segundo a classificação
de Aziz Nacib Ab’Sáber?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Faça uma
descrição do modelado da área:
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8- Qual o tipo
dominante de vertente observada na área?
Qual a explicação para esse fato?
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_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Há problemas ambientais
na área? ( ) sim
( ) não Quais: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Faça um desenho
correspondente ao relevo observado na parada.
Identifique nessa paisagem geomorfológica as possíveis morfoesculturas e
/ou morfoestruturas existentes.
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